Unhas artificiais causam alergia?

Postado por Juliana 20/05/2017 0 Comentário(s) Dúvidas, Notícias e Informações,

Unhas artificiais causam alergia Unhas artificiais causam alergia?

A unha artificial é uma excelente opção para quem deseja fortalecer, embelezar ou alongar as unhas naturais pois ela oferece maior estabilidade e longa duração, mas infelizmente pode causar efeitos colaterais indesejáveis como uma reação alérgica. Suas mãos apresentam vermelhidão, erupções cutâneas, escamação ou bolhas? Se isso ocorreu logo após a modelagem pode ser uma dermatite de contato. Explicaremos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre reações alérgicas após a modelagem de unhas artificiais.

Os sintomas da alergia a unhas artificiais

A reação alérgica é percebida de forma relativamente rápida logo após a modelagem. A maioria das pessoas apresentam vermelhidão ao redor da unha, a pele começa a coçar e repuxar  e dependendo da gravidade da reação pequenas erupções cutâneas e bolhas podem se formar na pele.

O que fazer em caso de alergia a unhas artificiais?

O tratamento para a alergia de contato à modelagem artificial vai depender da gravidade dos sintomas apresentados que podem variar de pessoa para pessoa. Se o sintoma for mais leve, apresentar somente vermelhidão ele pode desaparecer após alguns dias, mas se o sintoma for mais intenso e doloroso pode persistir por mais tempo, o recomendado é que a modelagem seja removida profissionalmente o mais rápido possível. Os sintomas devem desaparecer rapidamente, para maior segurança e em caso de reações alérgicas mais graves consulte um médico dermatologista para que ele prescreva o uso de cremes ou medicamentos que ajudarão no tratamento e alívio dos sintomas.

Como saber se tenho alergia à unhas artificiais?

O diagnóstico da alergia de contato à unhas artificiais pode ser feito através de testes de alergia na pele que é feito pelo médico dermatologista. O recomendado é que você forneça ao médico uma pequena amostra do material usado na modelagem para que ele possa testar especificamente o que desencadeou a alergia. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será encontrar o produto causador da dermatite.

É possível que o ingrediente causador da alergia não esteja na modelagem e sim no cleanser, primer, ou no óleo. Da mesma forma ele pode estar nas luvas (látex) ou no pincél (níquel). Algumas pessoas também podem reagir com o pó que se solta ao lixar a modelagem, nesse caso a alergia se manifesta na face e mãos provocando vermelhidão, na garganta apresentando tosse e irritação ou no nariz provocando coriza (rinite alérgica).

Unhas artificiais causam alergia Unhas artificiais causam alergia

Unhas artificiais para alérgicos

Uma vez encontrado a substância causadora da alergia pelo dermatologista, você poderá procurar o produto para modelagem que não contenha o ingrediente causador da reação ou um estudio de unhas que trabalhem com produtos que não contenham essa substância em sua fórmula. Uma opção também é fazer a modelagem em somente uma unha e aguardar 24 horas, se não aparecer nenhum sintoma de alergia o gel poderá ser usado com segurança.

Se a alergia não é aos produtos da modelagem você deverá ver outras possibilidades que também possam desencadear a reação. Aspiradores de baixo desempenho não conseguem sugar todo o pó, o que pode desenvolver uma reação alérgica, invista em produtos profissionais de alto desempenho, um aspirador potente e mantenha seu estudio limpo e livre de pó. É importante que o profissional use luvas e máscara para que não desenvolva uma alergia no futuro. Caso a alergia seja ao látex, substitua por nitrilo, se for ao níquel substitua o pincel metálico por pinceis com cabos plásticos ou de madeira. Se a alergia for aos líquidos (óleo, cleanser primers e etc) substitua por líquidos sem perfume ou suspenda o uso.

Unhas artificiais causam alergia

A substância vilã que é a maior causadora de alergias de contato à unhas artificiais é o metacrilato de metila, o uso dessa substância em produtos cosméticos é ilegal em vários países e já foi proibido na europa por ser altamente tóxico. Muitos estudios de unhas, principalmente aqueles com preços extremamente baixos ainda utilizam produtos com o metacrilato de metila em suas fórmulas na maioria das vezes por falta de informação (não sabem que a substância é altamente tóxica), ou devido ao produto conter a descrição falsa de ingredientes escondendo o metacrilato de metila, ou para garantir o preço mais baixo do que a concorrência, ou para conseguir uma modelagem mais fina, já que o metacrilato de metila fica extremamente duro ai curar. Cabe ao profissional ponderar o que é mais importante; a saúde da cliente, o preço ou a estética.

Saber escolher um produto com segurança, que não contenha ingredientes que coloquem a saúde da cliente em risco é muito importante para a reputação de seu estúdio de unhas, antes de adquirir os produtos para modelagem é importante verificar sua procedência, existem países onde não existem controles de qualidade antes de liberar o produto para comércio, isso dá margem para adulterações de fórmulas (as substâncias contidas no produto são diferentes da descrição dos ingredientes e pode esconder substâncias perigosas para a saúde) e evite produtos que contenham em sua fórmula o metacrilato de metila (Metil metacrilato, MMA). Desconfie de produtos com o preço muito mais baixo do que a média de mercado.

 

 

Deixe um comentário